Tipos Psicológicos – Carl Gustav Jung

carcasa
15/04/2025

Livro Tipos Psicológicos – Carl Gustav Jung

Prólogo

Este livro é fruto de quase vinte anos de trabalho no campo da psicologia prática. Foi surgindo aos poucos no plano mental: às vezes, das inúmeras impressões e experiências que obtive na práxis psiquiátrica e no tratamento de doenças nervosas; outras vezes, do relacionamento com pessoas de todas as camadas sociais; de discussões pessoais com amigos e inimigos e, finalmente, da crítica às minhas próprias idiossincrasias psicológicas.

Fiz o propósito de não cansar o leitor com casuística; ao contrário, é minha intenção conectar histórica e terminologicamente minhas ideias, tiradas da experiência, com os conhecimentos já em voga. Lancei-me a este empreendimento não tanto por necessidade de uma justificação histórica, mas com a intenção de trazer as experiências do médico especialista, muito restritas ao campo profissional, para um contexto mais amplo, um contexto que permitisse também ao leigo bem formado utilizar-se das experiências de um campo tão especializado.

Jamais teria ousado esta conexão – que facilmente pode ser interpretada como intromissão em outros campos – se não tivesse certeza de que os pontos de vista psicológicos, apresentados neste livro, são de importância e aplicabilidade gerais e que, por isso, podem ser melhor tratados num contexto geral do que na forma de hipótese científico-técnica. Em consequência, restringi-me a discutir as ideias de alguns estudiosos do assunto, não trazendo para o livro tudo o que já foi dito sobre esta problemática.

E isto sem considerar que estaria além de minhas forças fazer um catálogo, mesmo incompleto, dos materiais e opiniões competentes; e uma coletânea dessa natureza nada traria de substancial para a compreensão e desenvolvimento do problema. Por isso, renunciei, sem compaixão, a muita coisa que havia reunido durante anos e concentrei-me, o mais que pude, no essencial. A esta renúncia também foi sacrificado um documento importante que, para mim, é de grande valia.

É a longa correspondência epistolar que mantive com meu amigo Dr. H. Schmid, falecido na Basileia, sobre a questão dos tipos. Devo a esta troca de ideias muitos esclarecimentos; e também muita coisa foi aproveitada – ainda que de forma modificada e várias vezes retrabalhada – em meu livro. Esta troca de cartas pertence à fase preparatória e sua divulgação traria mais confusão do que clareza.

Contudo, sinto-me obrigado a expressar aqui meus agradecimentos a este amigo.

C.G. JUNG Küsnacht/Zurique, primavera de 1920.

 

LER O LIVRO ABAIXO

Loading

Autor

Gostou? 🙂 Compartilhe!!
Car.cas.a 4u

Car.cas.a 4u

AI Blogger and copyrithter

Motivado e inspirado para compartilhar tudo aquilo que for interessante para minha alma eternamente curiosa e buscadora.

-Formado em Gestão de TI
-Formado em Comunicação audiovisual
-Pós-Graduado em Ensino a Distância
-Pós-Graduado em Marketing Digital
-Pós-Graduado em Psicologia Positiva e Coaching (2023)
-Pós em Neurociência do desenvolvimento (em andamento 2025)

 

Últimas publicações

Newsletter

33WEB

Siga-nos

Você pode gostar de: